Sociologia

Um momento para lembrar um passado não tão distante!

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.


O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.


Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.


Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.


Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.


O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.


Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.


Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.


Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.


~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

Trabalho

TEMA: Violência escolar: o papel de cada um.

1. Fatores que levam á ocorrência da violência.

     Acho importante lembrar, que a violência escolar nem sempre é física, violência verbal e psicológica também são importantes causas de transtornos.
    São inúmeros fatores que levam as crianças e adolescentes a cometer violência, exemplos comuns são:
→ Influências negativas de grupos e amigos.
→ Desigualdade social (Situação em que a pessoa se encontra em um momento de extrema carência de condições básicas, estando numa situação secundária na sociedade possuindo menos possibilidades de emprego, estudo e consumo).
→ Problemas familiares.
→ Necessidade de impor-se, mostrar-se mais forte e autoritário.

2. Consequências da violência.

  •    Para a vítima:

  Depende da vítima, o que é evidente na maioria dos casos é a baixa auto-estima, atitudes passivas, transtornos emocionais, problemas psicossomáticos (são problemas na mente que se manifestam no corpo), depressão, ansiedade, pensamentos suicidas e nos casos de violência física machucados e hematomas..
  •  Para o agressor:

   Aos que praticam bullying, alguns estudos indicam que os agressores encontram-se de "portas abertas" as condutas criminais. Existem leis no Brasil contra os agressores.

  Entretanto
, na maioria das vezes, o agressor fica impune, aqueles que assistiram a violência tem medo de delatar o agressor e as vítimas também.

3. Soluções possíveis.

    A nosso alcance, novas modalidades esportivas como xadrez e jogos online, campanhas como dia do abraço grátis, cartazes, talvez palestras com psicólogos que tratam jovens, clubes dentro das escolas como clube dos desenhistas, clube dos gamers, clube do bloggers, são maneiras que não tem custo algum á instituição e unem alunos de diferentes grupos sociais.

Um comentário:

  1. Vivemos esperando dias melhores, melhores no amor, melhores da dor ... melhores em tudo!
    Prof. Helen

    ResponderExcluir